
José Luiz de Magalhães Lins 
 

http://www.joseluizdemagalhaeslins.com.br   

 
4.15 Copyright © 2016 – José Luiz de Magalhães Lins 

 

 

 

 CRÔNICAS  

 

4.15 A ‘FOLHA’ ERROU 
Autocrítica tardia, incompleta, honesta 

Alberto Dines 
Edição 792 

1º de Abril de 2014 

  

     
 
 

 
 

 
 
 

 
 

 
 
 

 
 

 
“Aos olhos de hoje”, “opções daqueles tempos”, “naquelas circunstâncias” são 
expressões atenuadoras, suavizam, não condizem com a imperiosa clareza de uma 

autocrítica e a inteireza de um mea-culpa. 
Sete meses depois do Globo, a Folha de S.Paulo admite o equívoco de apoiar o 

golpe militar e a ditadura instalada logo em seguida. A comparação com o 
concorrente (e parceiro) é fortuita, meramente referencial. 
 

Porém, diferentemente do Globo, sempre linear, a Folha errou duas vezes: em 1964 
e, novamente, em setembro de 1977, quando deu uma espantosa marcha a ré, 

desfazendo-se da sua corajosa reinvenção e anistiando aqueles que antes a 
converteram no braço impresso da repressão. 
É certo que governo GG (Geisel-Golbery) forçou a direção do jornal a moderar o tom 

crítico dos articulistas, chegando mesmo a ameaçar alguns com a cassação dos 
direitos políticos. A guinada empreendida pelo jornal foi a um tempo excessiva e 

cosmética. Por um lado decepou o comando da Redação responsável pela formidável 
vitalização iniciada dois anos antes. Por outro, produziu uma aparatosa e fictícia 
troca na presidência da empresa. Os negócios continuaram prosperando, a success 

story continuou bem sucedida, mas o recuo editorial foi significativo. Mais do que 
isso: exemplar. Agiu como um antídoto para reprimir uma imprensa recém-

despertada, ávida para recuperar seu papel político e, agora, advertida para não 
ultrapassar os limites. 

 
Com a guinada, a Folha começou um processo de “depuração” na Redação 
eliminando-se paulatinamente os profissionais da velha guarda, pré-1964, capazes 

de inspirar o retorno de antigos ideais, paradigmas ou ceticismos. A moda pegou, a 
Folha tem este poder. 

 

“Às vezes se cobra, desta ‘Folha’, ter apoiado a ditadura durante a primeira metade de sua 

vigência, tornando-se um dos veículos mais críticos na metade seguinte. Não há dúvida de 

que, aos olhos de hoje, aquele apoio foi um erro. 

 

“Este jornal deveria ter rechaçado toda a violência, de ambos os lados (…). 

 

“É fácil, até pusilânime, porém, condenar agora os responsáveis pelas opções daqueles 

tempos, exercidas em condições tão mais adversas e angustiosas que as atuais. Agiram como 

lhes pareceu melhor ou inevitável naquelas circunstâncias.” 

 

(Folha de S. Paulo, editorial, 30/3/2014, pág. 2) 



José Luiz de Magalhães Lins 
 

http://www.joseluizdemagalhaeslins.com.br   

 
4.15 Copyright © 2016 – José Luiz de Magalhães Lins 

 

 
Convivência e tolerância 
 

As erratas do Globo e da Folha têm algo em comum: não nomearam (ou não 
perceberam) o pecado-matriz, o erro-base da equivocada performance antes, no 

meio e depois do golpe: o de comportarem-se como entidades monolíticas 
esquecidas do compromisso orgânico de preservar a diversidade e a oxigenação nas 
suas páginas. Fizeram uma opção compacta, total, sem espaço para modulações, e 

pagam por isso até hoje. 
 

Neste sentido, o falecido Jornal do Brasil foi mais prudente – por tradição e não 
opção – ao manter na página de opinião, ao lado dos editoriais, os artigos regulares 
de antigos colaboradores: Tristão de Athayde (Alceu Amoroso Lima) e Barbosa Lima 

Sobrinho, adversários do golpe e da ditadura e jamais tocados pela direção. 
 

Ter opinião não é delito. Delito foi impedir que outros as expusessem ou delas 
desfrutassem. Por capricho dos fados, a imprensa que apoiou o golpe e foi 
escravizada pela ditadura não se permitiu o usufruto dessas primícias da 

democracia: a convivência e a tolerância entre os diferentes. 
  

 
Letras garrafais, descobertas mirradas 

 
Decepcionante a temporada de jornalismo histórico propiciada pelos 50 anos da 
quartelada de 1964. 

 
Como que extenuada pelo brutal esforço de produzir a sua autocrítica, a Folha 

(autoconsagrada no mesmo dia como “o maior jornal do país”) apresentou no 
domingo (30/3), com o portentoso selo “Tudo Sobre”, pífia investigação histórica 
sobre a derrubada do presidente João Goulart. Uma pequena entrevista com o ex-

ministro do Trabalho de Jango, Almino Affonso, a propósito do lançamento do seu 
livro, e um relato do evento organizado pelo Instituto FHC em torno do depoimento 

de José Serra, presidente da UNE em 1964. 
 
Só. Na primeira página da edição que circulou em São Paulo, apenas uma pequena 

chamada relacionada com a data e autorreferente: “Democracia tem apoio recorde, 
mas é criticada, revela Datafolha”. No momento em que o jornal deveria sentir-se 

aliviado, esta inusitada discrição passa uma imagem de crispação, como se o leitor 
tivesse culpa do mea-culpa que o diário foi obrigado a fazer. 
 

O Estado de S.Paulo saiu-se melhor. Mais relaxado, mais profissional. Destacado no 
cabeçalho da capa da edição de domingo, o caderno especial de 20 páginas resgata 

momentos importantes na vida do jornal nos últimos 50 anos. O “caso Gilles 
Lapouge” (debate epistolar entre o diretor Ruy Mesquita e o correspondente do 
jornalão em Paris, reproduzido no jornal) lembra a imprensa algo pluralista que já 

tivemos. 
 

O Globo ofereceu uma magnífica exibição de jornalismo no primoroso caderno de 12 
páginas com investigações dos veteranos repórteres José Casado e Chico Otávio 
sobre o atentado do Riocentro, em 30 de abril 1981. Repúdio maior ao golpe de 64 

não poderia ser produzido. 
 



José Luiz de Magalhães Lins 
 

http://www.joseluizdemagalhaeslins.com.br   

 
4.15 Copyright © 2016 – José Luiz de Magalhães Lins 

 

A estarrecedora manchete “Figueiredo soube 1 mês antes do atentado do Riocentro” 
(domingo, 30/3) comprova que não apenas o general-presidente, mas também o 
comando do SNI e setores do DOI-Codi conheciam os detalhes de uma ação 

terrorista que, bem sucedida, poderia provocar centenas de mortes de jovens que 
assistiam ao show de música popular com um elenco de 30 artistas encabeçado por 

Elba Ramalho. 
 
 

Para o próximo 
 

Faltou jornalismo histórico, reconstituição dos bastidores. Faltaram respostas às 
perguntas que se fizeram há meio século e continuam inexplicadas. O que levou 
Jango a jogar pela janela a sua conhecida cautela e desperdiçar as lideranças 

reformistas que estavam ao seu lado? Por que se entregou aos delírios daqueles que 
o aconselhavam a “mandar brasa” e pediam “reformas na lei ou marra”? 

Jango dispunha de um formidável time de conselheiros competentes, 
experimentados, respeitados, a começar por Carvalho Pinto, Santiago Dantas, Celso 
Furtado, Tancredo Neves. Deixou-os no sereno. Seu operador político, Jorge Serpa, 

com quem falava todos os dias pelo telefone, teve carta-branca em alguns 
momentos, mas não foi ouvido em outros, os cruciais. 

 
O jovem banqueiro-mecenas José Luís Magalhães Lins chefiou a força-tarefa que 

venceu o plebiscito e lhe devolveu todos os poderes. Por que foi descartado? O 
Banco Nacional de Minas Gerais, que dirigia, foi quem financiou a venda da Tribuna 
da Imprensa para o Jornal do Brasil, calando seu principal opositor, Carlos Lacerda. 

E seis meses depois financiou a revenda daquela tribuna derrubadora de presidentes 
ao aguerrido Hélio Fernandes. 

 
Jango preferiu calar Lacerda num desastrado pseudo  sequestro logo seguido pela 
não menos insana tentativa de pedir o Estado de sítio para intervir na Guanabara 

(manobra denunciada pela UNE, pelo PCB e até por seu próprio partido, o PTB). 
 

O governador Miguel Arraes confessou pouco antes de 31 de março – e isso foi 
publicado em livro e jamais desmentido – que quaisquer que fossem os golpistas, de 
direita ou esquerda, ele seria o primeiro preso. Isso não seria suficiente para 

estimular nossas raposas políticas a remontar um quadro partidário onde havia 
tantas esquerdas? 

 
Qual o mecanismo responsável pelo esquecimento de Paulo Maluf, a criatura mais 
perfeita da ditadura? Está vivinho da silva, incansável na missão de proporcionar 

denúncias e processos, porém raramente retratado como ícone do regime de 
exceção. Perdeu-se uma bela oportunidade para biografá-lo. 

 
Este inexplicável conformismo com relação ao episódio mais dramático da história 
brasileira levanta pelo menos duas hipóteses: 

 
1. Os porteiros das redações de hoje já conhecem todos os antecedentes, bastidores 

e desdobramentos do golpe e estão com a curiosidade satisfeita; 
 
2. O golpe de 1964 ainda é um tabu, zona interditada aos jornalistas fuçadores e 

inquietos. 
A participação numa ilegalidade que se estendeu durante mais de duas décadas e 



José Luiz de Magalhães Lins 
 

http://www.joseluizdemagalhaeslins.com.br   

 
4.15 Copyright © 2016 – José Luiz de Magalhães Lins 

 

ensanguentou o país como nenhum outro transfere para a imprensa a obrigação de 
desvendar lapsos, lacunas, imprecisões, dúvidas e mistérios. 
 

Neste cinquentenário poucos se deram ao trabalho de acrescentar algo. Fica o 

próximo. Ou para 2018, quando o golpe do AI-5 completar os seus 50 anos.” 

 


